terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dicas

Falando um pouco dos alunos
Existe uma reportagem da revista Info Exame(que não lembro a data) com o título “VIVA A GERAÇÃO NET!” que mostra como está sendo e vai ser a vida de pessoas  que nasceram entre 77 e 97 e cresceram cercados de dispositivos digitais. Nesse ano de 2010, o mais velho dessa geração fará 33 anos, e os mais novos 13. Essa geração tem um cérebro diferente das demais gerações, pois como disse acima, cresceram no meio digital.
Dos 8 aos 18 anos é considerado o período em que o cérebro está em construção, naturalmente há uma facilidade maior em se aprender, no momento de ministrar uma aula, deve-se levar em consideração essa questão. A criança que cresce vendo TV 24 horas tem um tipo de desenvolvimento, diferente da criança que cresce cercada de tecnologias digitais.   
Colocando de uma forma mais resumida, as crianças em sua grande maioria já sabem ligar um computador, por tanto, tome muito cuidado ao montar sua grade de aula, para que não torne a sua aula monótona.

Iniciando um planejamento
Primeiramente é de extrema necessidade que o professor saiba distinguir CURSO DE INFORMÁTICA de COLÉGIO.
Em um curso de informática trabalhamos com alunos que na sua grande maioria pagam para ter aquela aula em específico, naturalmente o interesse é maior, temos apostilas para seguir com praticamente todo o conteúdo a ser dado.
No colégio o pensamento é outro, os alunos vem com a mentalidade de casa que o computador serve apenas para mexer no Orkut, msn,jogos e Twitter, dependendo do colégio não há material didático para a disciplina, obrigando o professor desenvolver o próprio material (que na minha opinião é bem melhor).

Em segundo lugar temos que dividir a faixa etária e quais atividades ministrar para os alunos. Para que isso ocorra é muito importante criar um planejamento de aulas para o semestre ou para o ano inteiro, onde através dele o professor possa criar ferramentas para que cada aula fique interessante.

Sabendo disso, devemos partir para o próximo ponto, onde devemos retrabalhar esse conceito com o aluno de que informática não é apenas Orkut, msn, Twitter e jogos.

Como fazer isso?
Para crianças da Ed. Infantil (Maternal ao Infantil II)
  Leva-se em consideração que Maternal 1 existe uma certa dificuldade em ensinar e também não tenho experiência nessa fase, até por isso estou excluindo esse período. Começarei a partir do Maternal 2. 
- O maior problema para uma criança que está na Ed. Infantil é o domínio do mouse, procure montar exercícios que os estimule a mexer com o mouse, uma dica é o Mundo da Criança. Retire os teclados de perto das crianças, deixe apenas o mouse, para que sua aula fique focada no ensinar com o mouse, depois quando sentir que as crianças pegaram o jeito, passe a colocar o teclado, mostre através do Word como faz para escrever nomes.
Após essa fase você poderá utilizar de jogos feitos na lousa, escrevendo palavras e pedindo para que digitem no Word.
Procure por atividades no site da Turma da Mônica, principalmente os de pintar, para que eles exercitem a criatividade e automaticamente pratiquem com o mouse.
NOTA: É de extrema importância a presença da professora e da auxiliar, pois sozinho você irá querer se suicidar. rsrsrs...

Para crianças do Ensino Fundamental 1(1º ao 5º ano)
 - As crianças do 1º ao 3º ano indico um trabalho encima de atividades voltadas para digitação. De um passeio pelas dependências do colégio com eles, peça que anotem no caderno objetos, ao chegar na sala de aula peça para que digitem os objetos no Word. Ensine a mudar o tamanho, tipo e cor das letras.
Para as crianças do 4º e 5º ano podemos iniciar com digitação através de jogos específicos que se encontram neste site http://www.clickjogos.com/jogos/digitacao_rapida/digitacao_rapida.html . Depois que os jogos foram abordados, procure trabalhar com Word e PowerPoint através de trabalhos pedido em duplas com temas atuais (ex.: Lixo Digital, Meio Ambiente, Tecnologia Verde).


Para crianças do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)

 - Do 6º ao 7º ano que são as salas em que ministro aulas, já passo algo um pouco mais diferente, normalmente busco temas atuais, novas tecnologias e monto a aula. Essa semana mesmo, abordei com o 7º ano  sobre o tema E-BOOK e E-READERS, foi uma aula muito produtiva, onde eles descobriram que existe algo interessante fora jogos e orkut.
Se sua instituição de ensino lhe fornecer um projetor, melhor ainda, pois torna a aula mais dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário